Publicidade

Tempo Real

Pesquisa: 35 milhões de brasileiros não têm registros financeiros

As “pessoas sem informação de crédito” geralmente são indivíduos que não usam o crédito regularmente

Pesquisa: 35 milhões de brasileiros não têm registros financeiros
Resultado Mega-Sena: veja números sorteados no concurso 2644. (Foto: Pixabay). (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Um estudo da Serasa Experian mostra que 35,3 milhões de brasileiros não têm registros financeiros. Ou seja, 21,7% da população adulta do país não possui contas de consumo, financiamentos, empréstimos ou faturas de cartão de crédito registradas em seu CPF.

O grupo denominado “Thin Files”, literalmente “pessoas sem informação de crédito”, é formado por indivíduos que não usam o crédito regularmente e, portanto, não têm nenhuma atividade recente em seu histórico.

Essas pessoas, no entanto, não estão fora dos serviços financeiros por conta de falta de pagamento de eventuais dívidas. 80,5%, das pessoas sem informação de crédito não são negativadas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Nem sempre estar invisível ao crédito significa que a pessoa não é boa pagadora. Muitas vezes, podem não ter registros financeiros por optarem pagar à vista ou por terem suas principais contas em nomes de familiares, por exemplo. O problema é que se essas pessoas poderão ter dificuldade de acessarem o crédito ou mesmo quando conseguem, encontram limites mais baixos e taxas de juros mais elevadas, pois o mercado ainda não conhece seu comportamento financeiro” explica Roger Cruz, Head de Sustentabilidade da Serasa Experian.

Essa parcela da população, mesmo que sem dívidas, terá seu score de crédito afetado, que é uma pontuação relevante para se obter a aprovação para empréstimos, cartões de crédito e outros serviços.

Qual a faixa salarial de quem não tem esses registros?

Em relação à renda das pessoas sem registros financeiros, o Serasa informou que a parcela que ganha entre 0 e 1 salário-mínimo (77,14%) é o grupo com menos registros financeiros, seguido por quem ganha de 1-2 salários mínimos (14,8%) e quem ganha de 2 a 3 (7,55%).

De acordo com os dados, percebe-se um padrão de queda no número de pessoas sem registros à medida que o salário aumenta. A partir de 4 salários mínimos, o número de pessoas sem registro cai para menos de 1%. Para os que recebem mais de 10 salários mínimos, a porcentagem é de 0,02%.

Qual faixa etária tem menos registros financeiros?

O levantamento do Serasa também traz o recorte por idade, que mostra que a maior parte dos Thin Files têm entre 21 e 30 anos (19,5%), seguidos por brasileiros dos 18 a 20 anos (15,3 %) e pessoas de 41 a 50 anos (15%). A faixa etária com a menor quantidade de pessoas sem registro são as de 60 a 71 anos (8,5%).

Quais estados tem mais pessoas sem registros financeiros?

Os estados de São Paulo (19,4%), Minas Gerais (10%) e Rio de Janeiro (8,3%) lideraram o ranking com a maior participação de Thin Files, ou pessoas sem registros financeiros. Os estados do Acre (0,5%), Amapá (0,4%) e Roraima (0,3%) tiveram a menor participação.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: carros menos poluentes são isentos do imposto; confira lista
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
>