Tempo Real

Petrobras (PETR3; PETR4): como estão as ações da estatal nesta segunda?

Às 13h, o índice Ibovespa cai 0,18%, aos 130.832 pontos

Petrobras (PETR3; PETR4): como estão as ações da estatal nesta segunda?
Fachada da Petrobras (PETR3;PETR4). Foto: Adobe Stock

Após fechar em alta no queda de sexta-feira (20), as ações Petrobras (PETR4têm leve alta no pregão desta segunda-feira (23). Próximo das 13h (de Brasília), os papéis preferenciais da companhia sobem 1,13%, a R$ 36,67, enquanto as ações ordinárias PETR3 sobem 1,41%, a R$ 40,26. O Ibovespa hoje cai 0,19%, aos 130.812 pontos.

Os ADRs da Petrobras – American Depositary Receipts, recibos que permitem a investidores comprar nos EUA ações de empresas não americanas – registram movimento de alta de 1,18% em Nova York.

O movimento das ações segue a direção contrária do desempenho do petróleo. Hoje o brent opera em queda de 0,98%.

Magda Chambriard diz que no Brasil não há contradição entre transição energética e produzir óleo e gás

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que no Brasil não há contradição entre a transição energética e a produção de óleo e gás. A executiva participa da abertura da Rio Oil & Gas (ROG.e), na região central do Rio.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Chambriard abriu seu discurso no evento agradecendo o apoio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, à Petrobrás e ao setor de óleo e gás de forma geral. Silveira é desafeto de Jean Paul Prates, antecessor da executiva na presidência da companhia, e também está na mesa de abertura da ROG.e.

Ela também chamou a atenção para a presença do diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Mario Spinelli, no evento, dizendo que há quem ache que a petroleira “não tem compliance”.

A um público formado por agentes do mercado de óleo e gás, e executiva defendeu novas tecnologias de energia verde, mas frisou que a Petrobras persistirá na exploração de petróleo, inclusive na Margem Equatorial. Segundo ela, a empresa tem “sérias” necessidades de reposição de reservas de óleo e gás.

“Continuamos trabalhando em prol da exploração e produção offshore na costa do Amapá, na Margem Equatorial”, afirmou. “Vamos seguir explorando e produzindo petróleo e reduzindo a pegada de carbono.”

Sobre a transição energética, Chambriard disse que sustentabilidade agora é “a palavra de ordem”, fazendo menção às tecnologias de sequestro de carbono e hidrogênio “cada vez mais verde”.

Publicidade

“Sou garota propaganda do diesel coprocessado. É a prova de que o Brasil está realmente empenhado em combustíveis de baixo carbono”, declarou.

“Surgem, no âmbito dessa transição energética, o biogás, etanol de 1ª e 2ª geração, de SAF para aviação e outros”, afirmou. “Tudo isso junto com projetos de produção e exploração de petróleo e gás, que vão dar o tom deste evento.”z