Fachada da Petrobras (PERT3;PERT4) (Foto: Adobe Stock)
No dia em que a Petrobras (PETR3; PETR4) completa 72 anos, a estatal iniciou o processo de contratação para a construção da plataforma do tipo Floating Production Storage and Offloading (FPSO) Búzios 12, que será instalada na Bacia de Santos, no Rio de Janeiro. A P-91 terá capacidade de produção de 180 mil barris de óleo por dia e 12 milhões de m³/dia de gás natural.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou em nota nesta sexta-feira (3) que dar a largada na contratação do Búzios 12, justamente no dia do aniversário da Petrobras, é simbólico: mostra a força da capacidade de inovação e do trabalho de gerações de profissionais comprometidos com o País. Segundo ela, a unidade vai aumentar a oferta de gás natural ao mercado brasileiro.
“Essa nova unidade amplia a oferta de gás natural para o mercado brasileiro, garantindo energia segura, competitiva e indispensável para a transição energética justa. A P-91 já nasce com soluções para aumentar a oferta de gás para o mercado, reduzir emissões e aumentar a eficiência energética, refletindo a razão de ser da Petrobras: gerar riqueza para a sociedade brasileira com responsabilidade e sustentabilidade”, disse Chambriard na nota.
Para a contratação, a Petrobras adota o modelo Build-Operate-Transfer (BOT), no qual a contratada é responsável pelo projeto, construção, montagem e operação do ativo por um período inicial definido em contrato; posteriormente, a operação é transferida para a Petrobras.
A chamada para a oportunidade de construção foi lançada nesta sexta-feira pela empresa na Petronect, o portal de compras da estatal. Búzios é atualmente o maior campo produtor da Petrobras, com mais de 800 mil barris por dia, tendo ultrapassado em agosto pela primeira vez a produção do campo de Tupi.
O gás escoado será direcionado ao Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ), por meio do gasoduto Rota 3 até a chegada à costa brasileira.
A P-91 será interligada a 16 poços, sendo oito produtores e oito injetores alternados de água e gás, com capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo por dia e 12 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.
Segundo a Petrobras, o desenvolvimento de Búzios 12 tem como objetivo ampliar a produção da jazida, agregando valor econômico ao campo, em parceria com as empresas CNPC (China National Petroleum Corporation, 3,67%) e CNOOC (China National Offshore Oil Corp, 7,34%), tendo a Petrobras como operadora (88,99%).
As empresas interessadas em participar do processo de contratação de Búzios 12 da Petrobras (PETR3; PETR4) terão o prazo de 180 dias, a partir da publicação da Solicitação de Envio de Propostas (SEP), para as encaminharem. A SEP estabelece um porcentual mínimo de 25% de conteúdo local.