A Petrobras (PETR3; PETR4) informou que começou na terça-feira (4) a operação do contrato de processamento de gás natural celebrado com a petroleira independente 3R Petroleum (RRRP3).
Leia também
Com o novo contrato, informou a Petrobras, a companhia já permite o acesso de terceiros à infraestruturas de processamento com capacidade superior a 60 milhões de m3/dia.
A 3R, especificamente, passa a ter acesso à infraestrutura de processamento na Unidade de Tratamento de Gás Natural de Cacimbas (UTGC), no Espírito Santo. A iniciativa permite ao mercado comprar volumes de gás natural produzidos pela 3R no Campo de Peroá (Bacia do Espírito Santo).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Agora a Petrobras passa a ter contratos vigentes de acesso, por outras empresas, em todas as plantas de processamento onde houve manifestação de interesse. Não há contrato desse tipo relativo à UTG Sul, em Anchieta (ES), porque não houve procura.
Além da UTGC, já há contratos de compartilhamento de capacidade de processamento na UTG-Catu, em Catu, na Bahia; UTGCA, em Caraguatatuba (SP); e UTGCAB, em Macaé (RJ).
A Petrobras acrescenta, ainda, que investimentos em novas infraestruturas agregarão uma capacidade de até 21 milhões de m³/dia em processamento de gás nacional com a entrada do Projeto Integrado Rota 3, previsto para 2024 e que também conta com contratos de processamento celebrados.