Últimas notícias

FMI vê PIB mundial em 2021 pouco abaixo da projeção anterior de 6%

riscos associados à dívida, inflação e divergências econômicas na esteira da pandemia pesaram na projeção

FMI vê PIB mundial em 2021 pouco abaixo da projeção anterior de 6%
Logotipo do Fundo Monetário Internacional (FOTO:REUTERS/Yuri Gripas)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o crescimento econômico mundial em 2021 cairá ligeiramente abaixo de sua projeção de julho de 6%, disse a chefe do FMI, Kristalina Georgieva, nesta terça-feira (5), citando riscos associados à dívida, inflação e divergências econômicas na esteira da pandemia de covid-19.

Georgieva disse que a economia global está se recuperando, mas a pandemia continua limitando a recuperação, sendo o principal obstáculo o “Grande Abismo de Vacinação” que tem sido visto em muitos países com pouco acesso às vacinas contra a covid-19.

Em um discurso virtual na Bocconi University, na Itália, Georgieva disse que o relatório Perspectiva Econômica Global atualizado da próxima semana prevê o retorno das economias avançadas aos níveis pré-pandemia de produção econômica até 2022, mas a maioria dos países emergentes e em desenvolvimento levarão “muito mais anos” para se recuperar.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Enfrentamos uma recuperação global que permanece ‘prejudicada’ pela pandemia e seu impacto. Não conseguimos seguir em frente de maneira adequada – é como andar com pedras nos sapatos”, disse ela.

As pressões inflacionárias, um importante fator de risco, devem diminuir na maioria dos países em 2022, mas continuarão afetando algumas economias emergentes e em desenvolvimento, disse ela, alertando que um aumento sustentado nas expectativas de inflação poderia causar um rápido aumento nos juros e condições financeiras mais apertadas.