O prazo para que trabalhadores saquem o abono salarial de 2023 termina nesta quinta-feira (28). O benefício é oferecido a todos aqueles inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Leia também
Quem tem direito a receber são empregados que trabalharam com carteira assinada, no setor privado (no caso do PIS), ou foram servidores públicos, ganhando até dois salários mínimos e inscritos no programa por pelo menos 5 anos (no caso do Pasep).
Para receber, basta acessar o aplicativo FGTS, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e solicitar a quantia disponível. A solicitação e o saque podem ser feitos pelo app, sem que haja necessidade de ir a uma agência bancária, presencialmente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O usuário deve escolher a opção “Você possui saque disponível”, clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”, selecionar a forma de retirada e confirmar o saque, após conferir se o valor está correto.
O crédito em conta é feito sem custos. O saque presencial gera autorização para retirada em espécie. Em caso de falecimento do titular da conta, seus herdeiros ou beneficiários podem realizar o saque.
Já os inscritos no Pasep podem verificar se têm valores a receber no site do Banco do Brasil. Para correntistas, o crédito ocorre diretamente na conta. Clientes de outros bancos podem transferir o valor via TED pelo Portal de Serviços para o Cidadão, usando o login do Gov.br, com conta prata ou ouro, selecionando “Receber abono salarial” e fornecendo dados pessoais.