Ânima (ANIM3) e Vitru (VTRU3) podem tirar proveito da flexibilização na taxa básica de juros, a Selic. (Imagem: Adobe Stock)
Uma possível flexibilização na taxa básica de juros, a Selic, pode beneficiar empresas mais alavancadas, avalia a equipe de analistas do BTG Pactual. No segmento de educação, os nomes que mais podem tirar proveito são a Ânima (ANIM3) e a Vitru (VTRU3).
Em relatório, os analistas Samuel Alves e Maria Resende destacam que “se essa previsão for confirmada e taxas mais baixas forem de fato aprovadas nesta semana, acreditamos que isso poderia desencadear revisões ascendentes de lucros e uma reavaliação positiva dos múltiplos de avaliação em todo o setor”.
A Ânima tem alavancagem de 2,4 vezes a relação dívida líquida versus o Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Ebitda, da sigla em inglês). Já na Vitru o indicador está em 2,1 vezes. Outras empresas, como YDUQS (YUDQ3) e Cogna (COGN3), também podem se beneficiar do movimento.
“Acreditamos que essa cesta está particularmente bem posicionada para se beneficiar de um potencial ciclo de flexibilização, já que a educação é um setor de alta beta e esses nomes oferecem exposição direta a taxas de juros mais baixas”, destacaram os analistas.