(Aline Bronzati, correspondente, e Gabriel Bueno da Costa, Estadão Conteúdo) – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que o foco da autoridade monetária é trazer a inflação para a meta de 2% ao ano e que a tarefa de restaurar a estabilidade dos preços nos Estados Unidos ainda levará “algum tempo”. De acordo com ele, isso acarretará em um período de baixo crescimento para a maior economia do mundo e trará “alguma dor” para famílias norte-americanas e empresas.
Leia também
“A inflação está bem acima de 2% e continuou a se espalhar pela economia, enquanto as leituras de inflação mais baixas para julho são certamente bem-vindas”, afirmou Powell, durante discurso, no Simpósio de Jackson Hole. “Uma melhora de um único mês fica muito aquém do que o Comitê precisará ver antes de estarmos confiantes de que a inflação está caindo”, emendou.
Powell, que falou por cerca de dez minutos no Simpósio, abriu seu discurso dizendo que suas observações seriam “mais curtas”. “Meu foco se estreita na minha mensagem de que estamos direcionando o foco abrangente do Comitê Federal de Mercado Aberto agora para trazer a inflação de volta a 2%”, disse.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Sem estabilidade de preços na economia não funciona para ninguém em particular, sem estabilidade de preços não alcançaremos um período sustentado de condições de mercado de trabalho fortes”, acrescentou.