Segundo o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, o processo de “normalização monetária” nos EUA expôs fragilidades no sistema financeiro descentralizado, que, por isso, necessita de uma “regulação cuidadosa e bem pensada”.
Leia também
Powell divide painel nesta manhã com a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, em evento do Banco da França. Entre os problemas estruturais das finanças descentralizadas – setor liderado pelas criptomoedas – está a falta de transparência, segundo Powell.
Em seus comentários, Lagarde ressaltou que é importante diferenciar stablecoins – moedas digitais com lastro em ativos tradicionais – de criptomoedas, que são ativos “puramente especulativos” que não servem como meios de pagamentos e não são reservas de valor estáveis, segundo ela.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para além da regulação, bancos centrais ao redor do mundo precisam se engajar com inovação no campo de moedas digitais, defendeu Lagarde. O BCE possui um projeto para criar o “euro digital” e caminha a passos mais rápidos que outras autoridades monetárias para criar sua CBDC (sigla em inglês para “moeda digital de banco central”).
Se os BCs não agirem nesta frente, eles podem perder seu papel de “âncora” do sistema financeiro, alertou Lagarde.