Publicidade

Investimentos

Com a desvalorização recorde da libra, vale a pena comprar a moeda?

Especialistas analisam o temor de recessão britânica e indicam as melhores opções para os investidores

Com a desvalorização recorde da libra, vale a pena comprar a moeda?
Economistas indicam que a compra da libra seja feita paulatinamente e sem grandes loucuras. Foto: Envato Elements
  • Thiago Calestine, economista e sócio da DOM Investimentos, indica que essas compras sejam feitas paulatinamente e sem grandes loucuras
  • É um bom momento para investir em opções como os bonds, segundo Calestine
  • As medidas adotadas pelo governo do Reino Unido visam reduzir as chances de recessão britânica, mas trazem incertezas para a economia do país. 

Após o governo do Reino Unido anunciar que irá se endividar para financiar um pacote de corte de impostos, a libra esterlina caiu à mínima histórica frente ao dólar, com valor de US $1,0351 neste domingo, (25). Mas será que é um bom momento para comprar a moeda britânica?

Antes de saber se vale a pena comprar a libra, é importante entender o que motivou a desvalorização na moeda. Segundo Antonio van Moorsel, sócio e chefe do Advisory da Acqua Vero Investimentos, as medidas adotadas pelo governo visam reduzir as chances de recessão britânica, mas trazem incertezas para a economia do país.

“O pacote contrata mais pressão inflacionária à frente, o que eleva os riscos de um aperto monetário mais agressivo do Banco da Inglaterra (BoE). Em linhas gerais, a moeda é pressionada pelas incertezas fiscais oriundas do pacote, que, por sua vez, pode resultar em mais juros e mais dívida”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Rodolfo Margato, economista da XP, pontua que alguns fatores levantam dúvidas sobre a economia do Reino Unido. “Temos observado uma deterioração das perspectivas das contas públicas, com as medidas de cortes de tributos e a decisão da primeira-ministra Liz Truss de congelamento de preços de energia elétrica”. Ele também cita a alta na inflação.

Além disso, Margato conta que as perspectivas para o curto prazo são de volatilidade alta. “É difícil projetar se teremos uma paridade entra dólar e libra.”

Quem quer aproveitar o momento para adquirir libra, seja para viajar no futuro ou fazer especulação para a venda depois, Thiago Calestine, economista e sócio da DOM Investimentos, indica que essas compras sejam feitas paulatinamente e sem grandes loucuras. “A melhor estratégia é você ir comprando aos poucos. Se você quiser comprar, 10 mil libras, por exemplo, compre 1,5 mil libras agora. Depois de um tempo, se tiver caído mais, você compra mais.”

Além da libra, ele afirma que é um bom momento para investir em opções como os bonds – uma espécie de títulos de dívida pública -, que apresentaram queda. “O mercado está demandando juros maiores para poder emprestar para o governo, por isso as taxas dos títulos estão subindo e os preços estão caindo.”

Calestine acrescenta que, apesar do cenário de caos, o governo do Reino Unido nunca deu “calote” em título público. “Então, além de ser uma hora interessante para começar a montar uma posição em libra, pode ser legal comprar os bonds, porque eles estão muito baratos e, historicamente, desde que eles existem nunca deram default.”

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos