• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Pré-mercado: investidor olha IGP-10 e exterior espera dados dos EUA

Dados dos EUA indicarão a velocidade da retomada, com as vendas no varejo e índice de confiança do consumidor

Por E-Investidor

16/07/2021 | 8:45 Atualização: 16/07/2021 | 8:26

Quadro do mercado de ações. Foto: Envato Elements
Quadro do mercado de ações. Foto: Envato Elements

(Estadão Conteúdo) – Novos dados dos EUA indicarão a velocidade da retomada, com as vendas no varejo e o índice de confiança do consumidor, assim como as palavras do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e do dirigente da distrital de NY, John Williams, podem trazer mais sinais sobre a economia e a inflação. No Brasil, o IGP-10 de julho fica no radar, enquanto o Congresso entra em recesso.

Leia mais:
  • O que esperar das ações da Magalu após a compra do Kabum
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No exterior, o clima é ligeiramente ameno nos mercados internacionais, em meio a preocupações com a inflação global e com o ritmo de crescimento mundial, diante de novos relatos de casos de covid-19. Tóquio relatou que os novos casos da doença atingiram ontem o maior nível em seis meses, um pouco mais de uma semana antes do início da Olimpíada, que terá a capital japonesa como sede.

Seguem ainda temores ante o espalhamento da variante Delta de coronavírus no planeta. Neste cenário de incertezas, o Banco do Japão reafirmou sua política monetária, mas reduziu sua projeção de crescimento para o atual ano fiscal. Ontem, o presidente do Fed, Jerome Powell, admitiu que a inflação nos EUA está bem acima da meta da entidade, em um nível “desconfortável”. No entanto, reafirmou que se de fato a pressão inflacionária for transitória, não haveria motivos para começar a retirada de estímulos monetários. Em contrapartida, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, defendeu que o BC dos EUA inicie o quanto antes o processo de “tapering”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por aqui, o viés positivo externo pode permitir um dia mais tranquilo para os negócios no Brasil, já que a agenda doméstica conta com poucas divulgações. Além disso, os ruídos políticos tendem a diminuir, à medida que o Congresso entra em recesso e enquanto o quadro de saúde do presidente Jair Bolsonaro apresenta melhora, com votações polêmicas ficando para agosto.

A despeito disso, o investidor pode ficar mais uma vez incomodado com a possibilidade de tributação progressiva para lucros e dividendos. O Ibovespa pode dificuldade em firmar-se em alta, ainda mais que hoje em vencimento de opções sobre ações, o que normalmente provoca volatilidade.

A despeito da possibilidade de desaceleração do IGP-10 em julho na margem, a taxa em 12 meses ainda ficará acima de 30%, podendo gerar cautela no câmbio e nos juros futuros.

Na política, o Congresso decidiu turbinar o financiamento das campanhas eleitorais de 2022 com uma mudança nas regras apresentada de última hora, por meio da aprovação da LDO. Com isso, a reserva destinada para as campanhas do ano que vem triplicou em relação às eleições de 2018 e ainda representa um aumento de 185% em relação ao valor que os partidos obtiveram em 2020 para as disputas municipais. A Comissão Especial da Câmara que analisa a proposta de voto impresso vai se reunir hoje com o objetivo de rejeitar o texto. A MP que trata da gestão da crise hídrica no País será relatada na Câmara pelo deputado Adolfo Viana (PSDB-BA). Conforme antecipou o Broadcast, a MP dá poderes ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para o enfrentamento da situação e cria a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenérgetica, a CREG.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Brasil
  • Conteúdo E-Investidor
  • EUA
  • Índice Geral de Preços 10 (IGP-10)
  • Mercado financeiro
Cotações
01/02/2026 21h00 (delay 15min)
Câmbio
01/02/2026 21h00 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Cartões de alta renda se multiplicam; compare anuidade, benefícios e pontos

  • 2

    Do Black aos mais exclusivos: como funcionam os cartões para alta e altíssima renda

  • 3

    Quanto rende investir com a Selic a 15% hoje? Veja o retorno de R$ 10 mil em Tesouro, CDB, poupança e LCI/LCA

  • 4

    Novo presidente do Fed: escolha de Kevin Warsh reduz temor de interferência de Trump

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em queda com decisão de Trump sobre Fed

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: como consultar a situação do benefício em 2026?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: como consultar a situação do benefício em 2026?
Imagem principal sobre o Aposentadoria: como fica a regra para professores servidores públicos federais em 2026?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: como fica a regra para professores servidores públicos federais em 2026?
Imagem principal sobre o Saldo retido do FGTS: quando começará a liberação da segunda etapa?
Logo E-Investidor
Saldo retido do FGTS: quando começará a liberação da segunda etapa?
Imagem principal sobre o Descontos indevidos no INSS: passo a passo para contestar via aplicativo Meu INSS
Logo E-Investidor
Descontos indevidos no INSS: passo a passo para contestar via aplicativo Meu INSS
Imagem principal sobre o Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para professores em 2026?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para professores em 2026?
Imagem principal sobre o Aposentadoria: veja a regra dos pontos para professoras que são servidoras públicas federais
Logo E-Investidor
Aposentadoria: veja a regra dos pontos para professoras que são servidoras públicas federais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (30)?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: entenda como funciona o pagamento da bolsa
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: entenda como funciona o pagamento da bolsa
Últimas: Tempo Real
Calendário econômico da semana: juros, payroll e ata do Copom concentram atenções dos mercados
Tempo Real
Calendário econômico da semana: juros, payroll e ata do Copom concentram atenções dos mercados

Agenda entre 2 e 6 de fevereiro traz decisões de juros na Europa, dados de emprego nos EUA e indicadores-chave no Brasil

01/02/2026 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Calendário de dividendos da semana: bancos, Suzano, JSL e Yduqs pagam proventos de 2 a 6 de fevereiro
Tempo Real
Calendário de dividendos da semana: bancos, Suzano, JSL e Yduqs pagam proventos de 2 a 6 de fevereiro

Primeira semana cheia de fevereiro concentra pagamentos de dividendos e JCP, com dividend yields acima de 4% em logística, varejo e educação

01/02/2026 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Petrobras reduz preço do querosene de aviação em 0,5% a partir de fevereiro
Tempo Real
Petrobras reduz preço do querosene de aviação em 0,5% a partir de fevereiro

Corte equivale a R$ 0,02 por litro; queda acumulada chega a 9,9% no ano e a 35,5% desde 2022

30/01/2026 | 21h04 | Por Denise Luna
Petróleo salta mais de 13% no mês frente a tensões elevadas entre EUA e Irã
Tempo Real
Petróleo salta mais de 13% no mês frente a tensões elevadas entre EUA e Irã

Risco de um confronto mais direto no Oriente Médio segue oferecendo suporte aos preços no curto prazo, superando as preocupações com uma oferta global

30/01/2026 | 20h06 | Por Pedro Lima

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador