Últimas notícias

Pré-mercado: investidor olha IGP-10 e exterior espera dados dos EUA

Dados dos EUA indicarão a velocidade da retomada, com as vendas no varejo e índice de confiança do consumidor

Pré-mercado: investidor olha IGP-10 e exterior espera dados dos EUA
Quadro do mercado de ações. Foto: Envato Elements

(Estadão Conteúdo) – Novos dados dos EUA indicarão a velocidade da retomada, com as vendas no varejo e o índice de confiança do consumidor, assim como as palavras do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e do dirigente da distrital de NY, John Williams, podem trazer mais sinais sobre a economia e a inflação. No Brasil, o IGP-10 de julho fica no radar, enquanto o Congresso entra em recesso.

No exterior, o clima é ligeiramente ameno nos mercados internacionais, em meio a preocupações com a inflação global e com o ritmo de crescimento mundial, diante de novos relatos de casos de covid-19. Tóquio relatou que os novos casos da doença atingiram ontem o maior nível em seis meses, um pouco mais de uma semana antes do início da Olimpíada, que terá a capital japonesa como sede.

Seguem ainda temores ante o espalhamento da variante Delta de coronavírus no planeta. Neste cenário de incertezas, o Banco do Japão reafirmou sua política monetária, mas reduziu sua projeção de crescimento para o atual ano fiscal. Ontem, o presidente do Fed, Jerome Powell, admitiu que a inflação nos EUA está bem acima da meta da entidade, em um nível “desconfortável”. No entanto, reafirmou que se de fato a pressão inflacionária for transitória, não haveria motivos para começar a retirada de estímulos monetários. Em contrapartida, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, defendeu que o BC dos EUA inicie o quanto antes o processo de “tapering”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por aqui, o viés positivo externo pode permitir um dia mais tranquilo para os negócios no Brasil, já que a agenda doméstica conta com poucas divulgações. Além disso, os ruídos políticos tendem a diminuir, à medida que o Congresso entra em recesso e enquanto o quadro de saúde do presidente Jair Bolsonaro apresenta melhora, com votações polêmicas ficando para agosto.

A despeito disso, o investidor pode ficar mais uma vez incomodado com a possibilidade de tributação progressiva para lucros e dividendos. O Ibovespa pode dificuldade em firmar-se em alta, ainda mais que hoje em vencimento de opções sobre ações, o que normalmente provoca volatilidade.

A despeito da possibilidade de desaceleração do IGP-10 em julho na margem, a taxa em 12 meses ainda ficará acima de 30%, podendo gerar cautela no câmbio e nos juros futuros.

Na política, o Congresso decidiu turbinar o financiamento das campanhas eleitorais de 2022 com uma mudança nas regras apresentada de última hora, por meio da aprovação da LDO. Com isso, a reserva destinada para as campanhas do ano que vem triplicou em relação às eleições de 2018 e ainda representa um aumento de 185% em relação ao valor que os partidos obtiveram em 2020 para as disputas municipais. A Comissão Especial da Câmara que analisa a proposta de voto impresso vai se reunir hoje com o objetivo de rejeitar o texto. A MP que trata da gestão da crise hídrica no País será relatada na Câmara pelo deputado Adolfo Viana (PSDB-BA). Conforme antecipou o Broadcast, a MP dá poderes ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para o enfrentamento da situação e cria a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenérgetica, a CREG.