Últimas notícias

Preço do seguro de carro atinge patamar mais alto dos últimos 13 meses

Aumento do número de roubos e furtos em diferentes regiões do País pode estar por trás do resultado

Preço do seguro de carro atinge patamar mais alto dos últimos 13 meses
Aplicativo da Prefeitura de São Paulo busca concorrer com 99 e Uber. (Foto: Epitácio Pessoa/Estadão)
  • O Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), calculado pela TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, subiu novamente em fevereiro
  • O estudo, realizado mensalmente pela insurtech, traz uma panorama da variação dos preços do seguro auto
  • Segundo Emir Zanatto, CEO da TEx, o índice começou 2023 em um patamar mais alto se comparado aos anos anteriores e alcançou o maior valor registrado em 13 meses

O Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), calculado pela TEx, startup especializada em soluções digitais para o mercado de seguros, subiu novamente em fevereiro, na terceira alta mensal seguida. O indicador fechou o período em valorização de 6,7%, com um aumento de 17,5% no acumulado dos últimos 12 meses.

Segundo Emir Zanatto, CEO da TEx, o índice começou 2023 em um patamar mais alto se comparado aos anos anteriores e alcançou o maior valor registrado nos últimos 13 meses. O especialista indica que os efeitos da pandemia de covid-19 ainda estão presentes na indústria automobilística.

“Vimos no mês passado montadoras diminuindo a produção justamente pela falta de peças na cadeia de suprimentos do setor, levando ao encarecimento de veículos seminovos e usados”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outra explicação para a alta do IPSA é o aumento nos números de roubo e furto em algumas regiões do País, fator que pode representar mais de 50% na precificação do seguro. “A dificuldade sentida pela indústria na aquisição de peças também impacta o seguro, uma vez que potencializa o comércio de peças paralelas, o que leva ao aumento de roubo e furto de veículos”, diz.

Na análise por sexo, o índice apresentou um fenômeno incomum em fevereiro. Para o público masculino, os preços dos seguros aumentaram em 1,8%, enquanto reduziram 1,6% para as mulheres. “Nos últimos 12 meses esse efeito de direções contrárias só havia ocorrido uma vez, em outubro do ano passado”, indica Zanatto.

Levando-se em consideração a localização, moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro pagaram 66,6% a mais em seguro de carro na comparação com a Região Metropolitana de Belém. Olhando especificamente para a cidade de São Paulo, o IPSA revela que o seguro na Zona Leste é 75% superior ao da região central.

Em relação ao modelo do carro, os automóveis elétricos ou híbridos possuem o IPSA em média 30% inferior aos veículos à gasolina. ”Isso provavelmente ocorre porque ainda não existe um mercado paralelo para as peças de carro elétrico, então o roubo ou o furto desses veículos é menor”, explica o executivo.

Zanatto ainda destaca que, historicamente, os preços de seguros para veículos com propulsões alternativas são menores do que os para veículos à combustão, por conta da manutenção mais simples e dos riscos menores de roubo e furto de carros híbridos e elétricos, por exemplo.

Publicidade

O estudo, realizado mensalmente pela TEx, traz uma panorama da variação dos preços do seguro auto de acordo com região do País, gênero, faixa etária do condutor, entre outras informações.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos