A prova de vida é a comprovação de que o beneficiário do do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está vivo e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário. O objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos e, por isso, deve ser realizado periodicamente (normalmente a cada 10 meses) pelo cidadão.
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O processo pode ser realizado de forma digital, pelo aplicativo gov.br ou Meu INSS, ou presencialmente, nos bancos ou órgãos pagadores. A seguir, explicamos o passo a passo para agendar e realizar a prova de vida, além das opções disponíveis para quem enfrenta dificuldades para comparecer presencialmente.
Veja o passo a passo de como realizar a comprovação de vida:
1. Verifique a modalidade disponível
Já que a prova de vida pode ser feita tanto digitalmente quando presencialmente, o beneficiário deve verificar qual opção está disponível para uso. O órgão responsável pelo benefício informará se o cidadão pode utilizar a modalidade digital
2. Prova de vida digital (pelo aplicativo gov.br)
Se o beneficiário for elegível para a prova de vida digital, basta seguir os seguintes passos:
- Baixe e acesse o aplicativo gov.br (disponível para Android e iOS);
- Crie ou acesse sua conta gov.br;
- Na tela inicial, vá até “Serviços” e clique em “Prova de Vida”;
- No “Histórico de Prova de Vida”, selecione “Prova de Vida pendente”;
- Na tela de “Autorização”, clique em “Autorizar”;
- Siga as instruções para realizar o reconhecimento facial;
- Após concluir o reconhecimento facial com sucesso, clique em “Ok”;
- O status mudará para “Autorizado”;
- Acompanhe a situação pelo site do órgão pagador.
Requisitos para fazer a prova de vida digital: possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou biometria cadastrada no TSE (Justiça Eleitoral).
3. Prova de vida presencial
Caso a modalidade digital não esteja disponível para o beneficiário, a prova de vida pode ser feita de forma presencial. Vale ressaltar que, algumas instituições podem exigir um agendamento prévio, então o beneficiário deve verificar por meio da Central de Atendimento 135 ou pelo próprio portal Meu INSS. Depois:
- No banco pagador: compareça ao balcão de atendimento ou utilize o caixa eletrônico para realizar a prova de vida por biometria;
- No órgão pagador: algumas instituições exigem que a prova de vida seja feita diretamente com elas. É importante verificar as orientações do órgão pagador.
4. E se não conseguir comparecer?
Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer a uma agência bancária ou realizar a prova de vida digital, ele deve entrar em contato com o órgão pagador ou com a Unidade de Gestão de Pessoas a qual está vinculado para orientações sobre como realizar a prova de vida.
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