A B3 informou na quinta-feira (18) que foram divulgadas novas políticas de tarifação para serviços no mercado à vista de renda variável de Negociação e Pós-negociação e de Central Depositária.
Leia também
Em Negociação e Pós-negociação, as tarifas serão definidas a partir do volume médio diário negociado (ADTV) no mês anterior por cada investidor e essas tarifas serão válidas para este investidor por todo o mês corrente. Ela será menor para volumes maiores negociados e irá variar para operações curto prazo cujo objetivo está na obtenção de lucro com a oscilação de preço dos ativos ao longo do dia (day trade) e não day trade.
Com relação à Central Depositária, para investidores não-residentes, a proposta é de isenção da tarifa de manutenção de conta de custódia e início da cobrança sobre saldo em custódia.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, haverá alterações nos valores da tarifa sobre saldo em custódia para todos os investidores e o fim da cobrança da tarifa de manutenção de programas de Depositary Receipts (DR).
Segundo comunicado da B3, as alterações visam simplificar e aprimorar a atual tabela de tarifação entre diferentes perfis de clientes e garantir maior eficiência aos mercados em que atua. A mudança é resultado de estudos iniciados em 2019 e amplamente divulgados em 2020, mas que dependiam de adaptações do mercado para serem implementadas.
Os backtests (estratégia que se vale de dados históricos a fim de determinar o desfecho de um acontecimento) realizados utilizando dados de 2023 mostraram que o impacto financeiro não é considerado material para a companhia.
“As datas de implementação das alterações serão definidas oportunamente, a depender, entre outros fatores, do prazo necessário para adaptação dos participantes do mercado”, diz a B3.