A S&P Global (S&P) rebaixou os ratings de crédito de emissor e de dívida da Light SESA, na escala nacional, de ‘brBB-‘ para ‘brCCC-‘. Além disso, a agência rebaixou o rating de emissor de curto prazo na mesma escala de ‘brB’ para ‘brC’. “O rebaixamento baseia-se em nossa expectativa de potenciais iniciativas para preservação de caixa, que poderíamos considerar como default”, fundamentou.
Adicionalmente, a agência de risco manteve os ratings em CreditWatch com implicações negativas, que refletem as chances da Light SESA e da Light executarem uma reestruturação de dívida sob condições desfavoráveis para os credores no curto prazo ou de um default convencional por não pagamento de principal ou juros de algum a dívida, explicou a S&P.
A agência, no entanto, acredita que a Light SESA possa tomar medidas para preservar o seu caixa no curtíssimo prazo, que pode incluir uma renegociação de dívidas sob condições desfavoráveis (distressed) ou mesmo o não pagamento de parte de seu serviço de dívida, enquanto negocia com o poder concedente os termos para renovar antecipadamente sua concessão de distribuição, que vence em junho de 2026.