A Receita Federal pagará nesta sexta-feira (30) R$ 7,5 bilhões para 5.1 milhões de contribuintes pelo segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Também serão contempladas as restituições residuais de exercícios anteriores do IR.
Leia também
No primeiro lote da restituição distribuído, a Receita desembolsou o valor recorde em uma etapa, de R$ 7,5 bilhões, a 4,1 milhões de pessoas. Todos os valores são reajustados em 1% com base na taxa básica de juros (Selic), que está em 13,75% ao ano.
No segundo lote, os contribuintes com prioridade legal seguem recebendo a restituição antes dos demais. A Receita ainda pagará as restituições em mais três datas. Veja os grupos contemplados:
- Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos
- Idosos acima de 60 anos
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- Contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e pediram a restituição via Pix
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para ter acesso à restituição do IR 2023, basta ir ao site Meu Imposto de Renda, entrar na lista de serviços e clique em “Consultar a Restituição“. Para consulta simples, basta acessar este link e informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para mais informações, basta ir ao portal e-Cac. Lá estará disponível o status da declaração e se ficou alguma pendência, divergência ou se o contribuinte está na ‘malha fina’. No site também é possível fazer a retificação de erros encontrados no informe. Para acessar é preciso CPF, código de acesso e senha.
Confira o calendário de restituição do IR de 2023
- 1º lote da restituição – pago em 31 de maio
- 2º lote de restituição – pago hoje, dia 30
- 3º lote de restituição – 31 de julho
- 4º lote de restituição – 31 de agosto
- 5º lote de restituição – 29 de setembro