Contribuintes que ainda não receberam os valores referentes à restituição do Imposto de Renda 2024 (IR) devem ficar atentos nas próximas semanas ao calendário da Receita Federal. O pagamento do quarto lote está programado para acontecer em 30 de agosto deste ano, último dia útil do mês.
Leia também
Até o momento, foram liberadas as restituições para quem entregou a declaração do IR dentro do prazo legal. O primeiro lote foi feito em 31 de maio (data de fechamento das entregas); o segundo, em 28 de junho; e o terceiro, em 31 de julho.
Quando abre a consulta ao 4º lote da restituição do Imposto de Renda e como verificar?
Via de regra, a consulta aos lotes de restituição do IR 2024 são liberadas uma semana antes do pagamento aos contribuintes. Apesar de não haver anúncio da data, a próxima consulta deve ser disponibilizada em 23 de agosto, seguindo o padrão adotado pela Receita.
Contribuintes podem entrar na página ‘Meu Imposto de Renda‘ e verificar se estão entre aqueles que vão receber a devolução dos tributos no último dia útil de julho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Basta acessar o site (ou o aplicativo de celulares, com o mesmo nome) e ir até a opção ‘Consultar a Restituição‘, tendo em mãos o número de CPF do declarante, a data de nascimento e a senha pessoal. O app está disponível para as plataformas Android e iOS.
No último pagamento, foram contemplados mais de seis milhões de contribuintes, que receberam R$ 8,5 bilhões, segundo os dados divulgados pelo Fisco. Nessa etapa, estima-se que as restituições do IR beneficiaram:
- 14.756 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.672 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 5.711.130 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 172.719 contribuintes não prioritários;
- 54.241 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com prioridade.
Vale lembrar que depois do quarto lote da restituição do Imposto de Renda, em agosto, o calendário da Receita Federal ainda prevê mais uma data, quando será realizado o último pagamento. Confira todas as datas a seguir:
- 1º lote: 31 de maio (pago);
- 2º lote: 28 de junho (pago);
- 3º lote: 31 de julho (pago);
- 4º lote: 30 de agosto (a pagar);
- 5º lote: 30 de setembro (a pagar).