Citi reavalia recomendação da Rumo (RAIL3) a partir de resultados do 2TR25 (Foto: Adobe Stock)
Os volumes transportados pela Rumo (RAIL3) no segundo trimestre deste ano foram menores do que o esperado pelo Citi nas operações da malha Norte, o que pode gerar alguma fraqueza nos resultados da companhia. Diante dos dados, os analistas do banco também ajustaram o preço-alvo para as ações da Rumo, reduzido de R$ 20 para R$ 19,50 apesar de a recomendação de manutenção ter sido mantida.
Embora os volumes do Norte tenham sido mais fracos, os analistas do Citi afirmaram que a resiliência dos volumes da malha Sul pode compensar e ainda levar a Rumo para o limite inferior de sua projeção, apesar da pressão sob as margens de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) que isso deve causar.
As expectativas do Citi para o preço do petróleo e o câmbiosugerem ainda menos pressão negativa do diesel sobre as tarifas de frete. Porém, a previsão de crescimento das tarifas da malha Norte este ano foi reduzida ligeiramente, diante da cautela quanto à demanda logística no segundo semestre deste ano.
“À medida que incorporamos expectativas melhores para a safraatual de milho, vemos um grande potencial de volumes para o restante deste ano, mas com um aumento da complexidade operacional em um nível sem precedentes para a Rumo. Mesmo que isso sugira um ambiente mais promissor para a logística no futuro, preferimos manter a cautela em relação à Rumo, tendo em vista os maiores riscos de execução de volumes e o baixo apetite do mercado por exportar grãos”, explicaram os analistas Felipe Nielsen e Stephen Trent, em relatório.
Por outro lado, eles acreditam que os aumentos de tarifas parecem mais promissores para a Rumo (RAIL3) no primeiro semestre de 2026, com mais volumes de milho disponíveis para transporte no próximo ano.