A Rumo (RAIL3) anunciou que suas operações foram parcialmente paralisadas no Rio Grande do Sul devido aos eventos climáticos extremos que ocorreram na região nos últimos dias. Para o Citi, a exposição da companhia parece limitada, mas ainda está em análise.
Leia também
A paralisação parcial da Rumo em suas operações no Sul pode durar de alguns dias a várias semanas, dependendo da extensão dos danos à infraestrutura em ferrovias, terminais e portos, segundo os analistas Filipe Nielsen, Jay Singh e Stephen Trent. “A recente tragédia criada não só tem um impacto negativo nos volumes do Sul, mas também pode criar algum risco de investimentos mais elevados este ano”, ponderam.
No entanto, afiram que a exposição da Rumo a esta operação parece limitada até o momento, apesar dos desafios e necessidade de mais desdobramentos para finalizar a análise. As operações Sul da Rumo representaram 18,6% da receita total e 14% do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da companhia em 2023.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os danos aos ativos da empresa ainda estão sendo avaliados. De acordo com o comunicado, a empresa não espera que os eventos criem alterações significativas no guidance (projeções de resultados da empresa) para 2024, anunciado em 8 de fevereiro de 2024.
O Citi mantém a recomendação de compra para os papéis da Rumo, com preço-alvo de R$ 26,50, potencial alta de 27,7% em relação ao fechamento desta terça-feira (7).