Últimas notícias

Rússia realizará reunião para definir juros mesmo inflação diminuindo

Inflação anual da Rússia diminuiu para 17,69%, ainda assim uma das maiores em quase duas décadas

Rússia realizará reunião para definir juros mesmo inflação diminuindo
Prédio do Banco Central da Rússia, em Moscou 29/03/2021 REUTERS/Maxim Shemetov

O banco central da Rússia realizará uma reunião extraordinária na quinta-feira para avaliar o nível de sua principal taxa de juros, disse o banco nesta quarta-feira, à medida que as expectativas inflacionárias caem e a alta do rublo minimiza o crescimento dos preços.

O banco central reduziu a taxa de juros duas vezes, cada uma em 3 pontos percentuais, para 14%, desde um aumento de emergência no final de fevereiro para 20%.

Dados recentes sobre a inflação permitem que o banco central reduza ainda mais os juros para sustentar a economia prejudicada por sanções, dizem analistas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O banco central, que tem sua próxima reunião para definição de juros programada para 10 de junho, publicará o comunicadona quinta-feira após a reunião extraordinária. Ele não forneceu mais detalhes em comunicado nesta quarta-feira.

A inflação semanal russa caiu para 0,05% na semana até 13 de maio, diminuindo de 0,12% uma semana antes e bem abaixo dos 2,22% atingidos no início de março. Isso diminuiu a inflação anual para 17,69%, que, no entanto, permanece em seus níveis mais altos em quase duas décadas.