Últimas notícias

Saldo da carteira de crédito dos bancos deve crescer 1,1% em março

  • O saldo acumulado em 12 meses, porém, deve subir 14,2%, uma desaceleração em relação aos 16,1% registrados no mês passado

(Estadão Conteúdo) – A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) calcula que o saldo total da carteira de crédito dos bancos brasileiros deve mostrar crescimento de 1,1% em março na comparação com fevereiro deste ano. O saldo acumulado em 12 meses, porém, deve subir 14,2%, uma desaceleração em relação aos 16,1% registrados no mês passado.

De acordo com o diretor de economia, regulação prudencial e riscos da Febraban, Rubens Sardenberg, a desaceleração se dá pela base alta de comparação. Março de 2020 foi o mês em que as restrições para frear a disseminação da pandemia da covid-19 começaram a ser impostas no Brasil, o que levou grandes empresas a uma corrida por liquidez que causou a expansão da carteira de crédito.

Naquele mês, a alta registrada foi de 2,8%. A previsão da Febraban é de que a carteira livre deve puxar a desaceleração, com a expansão caindo de 22,5% para 13,5% em termos anuais. A expansão mensal neste segmento de crédito deve ser de 1,8%. Na carteira de pessoa jurídica com recursos direcionados, deve haver estabilidade em março ante fevereiro (+0,1%). A entidade atribui a previsão ao fim dos programas públicos de crédito.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos