Santander Brasil (SANB11). Foto: REUTERS/Kacper Pempel.
O Grupo Santander vai mudar a estrutura de suas áreas de negócio a partir de janeiro do ano que vem. A principal mudança será no varejo: haverá duas divisões, uma de varejo e empresas, chamada de Retail & Commercial, e outra de financiamento ao consumidor, sob o nome de Digital Consumer Bank.
O conglomerado não detalha como as mudanças afetarão cada um dos países em que opera, mas afirma que a reestruturação acontecerá em todos os mercados. Segundo o banco, as mudanças alinham os bancos comercial e de varejo ao modelo já adotado nos bancos corporativo e de investimento, na gestão de recursos e seguros e na área de pagamentos.
O Santander afirma ainda que as mudanças ajudarão o conglomerado a atingir metas estratégicas divulgadas em fevereiro, como a de conquistar mais 40 milhões de clientes até 2025, aumentar o retorno sobre o patrimônio tangível para a faixa entre 15% e 17% e também chegar a um crescimento de dois dígitos anuais, em média, no valor patrimonial líquido por ação.
Com as mudanças, o banco terá cinco áreas: a de Retail & Commercial, liderada por Daniel Barriuso; de Digital Consumer Bank, com José Luiz de Mora à frente; a de pagamentos, com a PagoNxt, liderada por Javier San Félix, e o negócio de cartões global, liderado por Matias Sanchez; a de Corporate and Investment Banking, com José M. Linares como líder; e a de Wealth Management and Insurance, liderada por Victor Matarranz.
“Hoje, estamos anunciando um passo crucial para alinhar nosso modelo de operação no varejo e no banco comercial e para o consumidor à nossa estratégia”, diz em nota a presidente do Santander, Ana Botín. “Estamos confiantes de que é o certo para os nossos clientes e que isso nos fará progredir mais rápido, entregando todas as metas estabelecidas em nosso dia do investidor neste ano.”
A nova divisão dos segmentos vai aparecer nos relatórios financeiros do banco como os novos segmentos principais a partir de janeiro de 2024. Para facilitar comparações, o Santander vai publicar os dados de 2023 adaptados ao novo modelo, no início do ano que vem.