O boletim Focus, elaborado pelo Departamento de Relacionamento com Investidores do Banco Central (BC), divulgou seus projeções para a taxa básica de juros nesta segunda-feira (16), com base em 120 instituições financeiras – veja aqui na íntegra. Segundo o documento, a taxa Selic no fim de 2024 continuou em 11,25% ao ano. Um mês antes, estava em 10,50%.
No entanto, de acordo com Felipe Uchida, do departamento de análises quantitativas e sócio da Equus Capital, a metodologia do Focus baseada na mediana dificulta a determinação da probabilidade exata atribuída pelo mercado para cada previsão.
Na Equus Capital, por outro lado, analistas recorrem à IA para elaborar semanalmente o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS) e estimar a probabilidade indicada pelo mercado para a próxima reunião do Copom.
Atualmente, o IEPS indica uma probabilidade de 76,4% de aumento de 0,25 ponto percentual nos juros brasileiros, frente aos 77,4% da semana anterior e aos 17,5% do dia anterior à última reunião do Copom.
“Nesta semana, a probabilidade de um aumento de 25 bps na taxa Selic se estabilizou em torno de 76%, refletindo o cenário econômico mais desafiador. As projeções de inflação subiram pela nona semana consecutiva, de 4,30% para 4,35%, e as expectativas para a taxa Selic em 2025 também foram ajustadas para 10,50% ao ano. Esse movimento reforça a perspectiva de uma política monetária mais restritiva à frente.” explica o especialista da Equus Capital.