Publicidade

Tempo Real

Serasa lança calculadora de IPVA para todos os Estados brasileiros

Ferramenta gratuita promete contribuir para o planejamento financeiro dos contribuintes

Serasa lança calculadora de IPVA para todos os Estados brasileiros
Serasa lança calculadora de IPVA. Foto: Envato Elements

A Serasa lançou uma calculadora de IPVA para ajudar os contribuintes a calcularem quanto precisarão pagar de imposto. A plataforma permite a consulta pelo valor em qualquer Estado brasileiro.

A ferramenta pode ser acessada nesta página de forma gratuita. Basta informar o valor de venda do veículo (disponível na tabela Fipe), o seu tipo (entre carros de passeio, caminhonetes e utilitários ou motocicletas e quadriciclos) e o Estado em que ele foi registrado.

Calculadora de IPVA da Serasa. Foto: Divulgação/Serasa

Para Ana Carolina Ribeiro, coordenadora da Serasa, a plataforma deve ajudar o contribuinte a se preparar para as contas do começo de ano. “Ainda que seja uma despesa recorrente da época, janeiro chega acompanhado de diversas outras contas que podem complicar o planejamento financeiro. Dessa forma, o cálculo funciona como uma estimativa para organizar e mensurar todos os gastos”, afirma.

A Serasa também atualizou o seu Guia Especial do IPVA com os dados de 2025. O documento digital, acessível gratuitamente pelo site da empresa, traz as principais dúvidas sobre o imposto, como as datas de vencimento por Estado e os percentuais de desconto para pagamento à vista, além de detalhar os benefícios de cada formato de pagamento do IPVA, em cota única ou parcelado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Entre as dicas, sempre reforçamos a importância de estabelecer um acompanhamento constante do orçamento, já prevendo esses tipos de despesas fixas e sazonais. Fazendo esse controle, é possível ter ainda mais tranquilidade no começo do próximo ano”, orienta Ribeiro.

IPVA 2025 à vista ou parcelado? O que vale mais a pena?

Nesta matéria, explicamos com o consumidor pode tomar a decisão entre quitar o imposto à vista ou de forma parcelada. A primeira opção pode oferecer descontos, a depender do Estado. Entretanto, se pagar em cota única pode comprometer as reservas ou o fluxo de caixa do cidadão, o parcelamento se torna uma alternativa mais segura. Ele permite distribuir o impacto financeiro ao longo de diferentes meses, dependendo das regras de pagamento.

Quem se planeja previamente, criando uma reserva para o pagamento de contas previstas, como o IPVA, pode economizar ainda mais, uma vez que o valor necessário para atingir o valor à vista é menor para quem investe com antecedência.