Últimas notícias

Precisamos manter aumento de 50 p. b. nos juros, diz Simkus, do BCE

Segundo ele, em junho, o BC europeu sinalizou elevação de 25 pontos-base no mês que vem

Sede do BCE em Frankfurt 21/01/2015. REUTERS/Kai Pfaffenbach

Por André Marinho – Integrante do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), Gediminas Simkus defendeu hoje que, se houver deterioração nos dados de inflação, a autoridade monetária deve considerar um aumento de 50 pontos-base nos juros em julho.

Durante entrevista à Bloomberg TV, o dirigente – que é presidente do Banco da Lituânia – argumentou que o BCE deve avançar “decisivamente” na normalização de seus instrumentos para conter a recente escalada inflacionária.

Segundo ele, em junho, o BC europeu sinalizou elevação de 25 pontos-base no mês que vem. “Se os dados mudarem e virmos aceleração da inflação em comparação com o início de junho, é claro que precisaremos pensar em decisões mais poderosas para reduzir a inflação”, disse.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Simkus expressou preocupação com o risco de fragmentação, isto é, o aumento da divergência nos custos de empréstimos entre os países da zona do euro. Na visão dele, a decisão do BCE de acelerar os trabalhos pela criação de um instrumento contra esse problema é importante. “O risco de fragmentação seria apenas um risco, não um fato”, ressaltou.