Últimas notícias

Manutenção de Selic mais alta em 2023 impactaria IPCA, diz Guillen

O RTI previsto para ser divulgado hoje, será publicado na próxima quinta (30) devido à greve dos servidores

Edifício sede do Banco Central, em Brasília. (Foto: André Dusek/Estadão)

Por Thaís Barcellos e Lorenna Rodrigues – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, afirmou há pouco que o cenário de taxa Selic estável por todo horizonte relevante teria efeito de baixar a projeção de IPCA de 2023, atualmente em 4,0%, em 0,30 ponto porcentual.

Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de junho, o BC indicou que quer alcançar uma inflação em 2023 ao redor da meta (3,25%), mais baixa de que sua projeção atual.

O BC também fez um exercício de usar a premissa anterior de petróleo, que aumenta a 2% ao ano, para avaliar os impactos nas estimativas de inflação. Nesse cenário, as projeções seriam maiores para este e o próximo ano. Guillen ainda afirmou que o BC observou fechamento do hiato do produto neste trimestre, mas que espera abertura novamente com os efeitos de política monetária.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Guillen concede entrevista coletiva à imprensa sobre a condução de política monetária, ao lado do presidente do BC, Roberto Campos Neto. O Relatório Trimestral de Inflação (RTI), inicialmente previsto para ser divulgado hoje, só será publicado na próxima quinta-feira (30) devido à greve dos servidores da autarquia.