Últimas notícias

Taxas de juros têm leve alta com influência externa em dia de RTI

O DI para janeiro de 2026 estava também em 9,91%, ante 9,89% do ajuste anterior

Taxas de juros têm leve alta com influência externa em dia de RTI
Juros (Foto: Adobe Stock)

O mercado futuro de juros tem oscilações contidas na manhã desta quinta-feira (28) que encerra o mês de março, com viés de alta na ponta curta da curva e avanço um pouco mais pronunciado nos vencimentos longos.

Apesar da agenda relevante, com divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e dos dados de emprego da Pnad Contínua, as variações das taxas são atribuídas essencialmente à influência externa.

Nos Estados Unidos, o dia é de alta dos juros dos Treasuries e de fortalecimento do dólar ante boa parte das divisas pelo mundo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por lá, os investidores analisam dados do PIB e de inflação (PCE trimestral). Segundo José Francisco Gonçalves, economista-chefe do Banco Fator, os dados do relatório de inflação não trouxeram novidade suficiente para alterar o comportamento dos juros futuros.

Em sua avaliação, o documento confirmou um cenário de atividade econômica forte, com demanda concentrada no ambiente doméstico, o que em tese torna a política monetária do Banco Central mais eficiente.

Às 10h51, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2025 tinha taxa de 9,915%, contra 9,907% do ajuste de quarta-feira (27).

O DI para janeiro de 2026 estava também em 9,91%, ante 9,89% do ajuste anterior. A taxa do DI para janeiro de 2027 projetava 10,16%, contra 10,14% de quarta-feira (27).