Últimas notícias

Telefônica Brasil, TIM e Claro arrematam principais lotes em leilão 5G

O quarto bloco nacional nessa frequência ficou sem ofertas

Fonte: Rafapress/Shutterstock

Telefônica Brasil, TIM e Claro venceram nesta quinta-feira (4) os principais lotes do serviço de telecomunicações 5G no país, no leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações até agora com pouca disputa.

A Telefônica Brasil ofereceu 420 milhões de reais por bloco de frequência nacional em 3,5 GHz, enquanto TIM ofereceu 351 milhões por outro na mesma frequência e a Claro 338 milhões de reais para ficar com o seu.

O quarto bloco nacional nessa frequência ficou sem ofertas, pois as 12 outras empresas menores que disputam o leilão não apresentaram propostas e as três operadoras maiores ficaram impedidas de disputá-lo, pois já tinham vencido anteriormente.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Apontado por membros do governo como o “maior leilão de frequências” já realizado no país, o certame não tem caráter arrecadatório, segundo seus organizadores, mas objetivo de obter bilhões de reais em investimentos no setor nos próximos anos.

O leilão começou com mais de uma hora e meia de atraso ao ser suspenso no início devido a uma cerimônia sem distanciamento social entre os presentes, na qual o presidente Jair Bolsonaro discursou sobre temas que incluíram dificuldades na obtenção de licenças para pilotos de jet ski e pesca de tilápia no lago de Itaipu.

Além da frequência de 3,5 GHz, que permite o chamado “5G puro”, o leilão vendeu também a faixa de 700 MHz nacional de 4G, que havia ficado vazia em 2014. A vencedora dessa frequência foi a Winity Telecom, controlada pelo grupo de investimentos Patria.

Com a vitória, a Winity, que ofereceu 1,427 bilhão de reais, ágio de cerca de 805% sobre o preço do edital, será uma nova operadora nacional de telefonia móvel, disputando mercado com Telefônica Brasil, TIM e Claro, afirmaram representantes da Anatel no leilão.

O leilão prossegue com disputa pelos lotes regionais na frequência de 3,5 Ghz. A surpresa até agora foi o lance de 1,25 bilhão de reais da Brisanet pelo lote C4, voltado à região Nordeste. A única outra empresa disputando o lote, a Meganet, ofereceu cerca de 9 milhões de reais e desistiu dessa disputa.

O valor de 1,25 bilhão de reais é próximo do levantado pela Brisanet em um IPO realizado em meados deste ano. Após o resultado no leilão, a ação da companhia tinha queda de 13% na B3.