Tempo Real

Treasuries avançam após rodada de indicadores econômicos dos EUA

Investidores também avaliaram nesta sessão os resultados do primeiro debate presidencial norte-americano

Treasuries avançam após rodada de indicadores econômicos dos EUA
Juros. Imagem: Adobe Stock

Os retornos dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) subiram nesta sexta-feira (28), mesmo após uma rodada de indicadores que indicaram para uma desaceleração da inflação nos Estados Unidos. Também nesta sexta-feira, investidores avaliavam os resultados do primeiro debate presidencial americano, que aconteceu na noite de ontem. Na semana, o rendimento da ponta longa acumulou ganhos.

Perto do fechamento de Nova York, o juro da T-note de 2 anos subia a 4,722%; o da T-note de 10 anos tinha ganhos a 4,730%; e o do T-bond de 30 anos acumulava alta a 4,537%.

O analista do BMO Capital Markets Ian Lyngen escreve que, apesar de preocupações de que o declínio em curso da atividade econômica americana possa acelerar em breve, ainda há uma variedade de dados que sugerem que “tudo está bem” na economia dos EUA, que segue crescendo fortemente, e isso vem sustentando os rendimentos elevados. Agora, para a próxima semana, Lyngen afirma que investidores do mercado de títulos se debruçarão sobre a leitura do relatório de empregos dos EUA em junho, o payroll, que sai na sexta-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Hoje, a leitura do PMI americano de junho ficou acima da expectativa dos analistas, na pesquisa do Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) de Chicago, e o sentimento do consumidor dos EUA caiu menos do que o esperado, segundo a Universidade de Michigan, indicando uma economia resiliente no país. Para a Oxford Economics, a economia americana segue avançando a passos largos, apesar do crescimento possivelmente mais fraco no segundo trimestre. “O mercado de trabalho continua resiliente e as pressões inflacionistas estão abrandando novamente”, disse, em relatório a clientes.

A Capital Economics afirma que hoje o mercado também avaliava as consequências do primeiro debate presidencial nos Estados Unidos. Analistas pontuam que o evento beneficiou o republicano Donald Trump e gerou uma pequena crise no partido democrata, depois que o atual presidente Joe Biden aumentou o desconforto do eleitorado com sua idade avançada. Na visão da consultoria, os mercados reagiram timidamente ao debate, mas conforme o pleito se aproxima, uma pressão ascendente deve passar a influenciar os juros dos títulos do Tesouro, caso uma vitória de Trump seja mais provável.