Últimas notícias

Treasuries fecham mistos em sessão encurtada, de olho em falas do Fed

A leitura de dados econômicos dos EUA também estiveram no radar dos investidores nesta quinta-feira (28)

Treasuries fecham mistos em sessão encurtada, de olho em falas do Fed
Treasuries. Imagem: Adobe Stock

Os retornos dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) chegaram sem direção única ao final do pregão desta quinta-feira (28), que fechou mais cedo na véspera do feriado de Sexta-feira Santa. As negociações dos títulos americanos foram marcadas por oscilações, à medida que os investidores digeriam falas hawkish do diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) Christopher Waller e uma bateria de dados mistos dos EUA, que incluíram leituras de inflação e Produto Interno Bruto (PIB) trimestrais.

Às 15h (de Brasília), o juro da T-note de 2 anos fechou com alta a 4,623%, o da T-note de 10 anos subiu a 4,200% e o do T-bond de 30 anos recuou a 4,343%.

O viés era de alta na madrugada, sustentado pelo discurso de Waller ontem à noite. O dirigente afirmou que não estava pronto e nem via urgência para começar a relaxar a política monetária, destacando o repique da inflação e a resiliência do mercado de trabalho em janeiro e fevereiro. Waller disse achar necessário reduzir apostas nos cortes de juros, ou empurrá-las mais à frente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas a divulgação de dados econômicos ao longo da manhã injetou volatilidade. O PIB dos EUA foi revisado para cima e o núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE), para baixo. Já o índice de gerentes de compras (PMI) do ISM Chicago caiu mais que o previsto, o passo que as vendas pendentes de imóvel tiveram alta inesperada. O sentimento do consumidor americano subiu mais que o esperado e os pedidos de auxílio-desemprego, aquém do previsto. No saldo, as divulgações retiraram parte do fôlego da curva de juros.

As expectativas agora estão voltadas para a divulgação do PCE mensal e o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, amanhã. Porém, o mercado não verá uma reação imediata já que as negociações de títulos estarão fechadas em razão do feriado.

Olhando para a próxima semana, o analista Ian Lyngen, do BMO, disse ser possível que a “ação de preços apática, limitada e de baixo volume que tem sido temática no mercado de Treasuries desde a última reunião do Fed poderá muito bem continuar sendo o tema operacional no mercado até a divulgação do CPI dos EUA em 10 de abril, presumindo que não haja grandes surpresas nos dados econômicos revelados nos próximos dias”.