Os retornos dos Treasuries subiram na ponta longa nesta quarta-feira, à medida que dados dos EUA corroboraram com a visão de que a economia americana está resiliente, ao mesmo tempo em que alimentaram a perspectiva de que o Federal Reserve (Fed) pode manter os juros em patamar alto por mais tempo.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o juro da T-note de 2 anos recuava a 4,605%. Já o da T-note de 10 anos avançava a 3,801%, e do T-bond de 30 anos tinha alta a 3,838%.
As vendas no varejo e o índice de atividade industrial Empire State, que mede as condições da manufatura no Estado de Nova York, subiram acima do esperado pelos analistas. “O que está acontecendo hoje e o que está acontecendo de forma mais ampla em fevereiro é que dados diferentes vieram melhores do que qualquer um realmente esperava”, disse Ross Mayfield, analista de estratégia de investimento da Baird. Isso mostra “que a economia está lidando muito bem com taxas mais altas”, acrescenta.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Capital Economics destaca que não está convencida pela narrativa de “aterrissagem suave” ou, possivelmente, “sem aterrissagem”. “Mesmo que a economia tenha se tornado menos sensível a mudanças nas taxas de curto prazo, o fato é que, desde o início de 2022, vimos o maior e mais rápido aumento dos Fed Funds em quatro décadas. E é amplamente reconhecido que mudanças nas taxas de curto prazo afetam a atividade com um atraso de 12 a 18 meses”, diz a consultoria.
Monitoramento do CME Group mostrava que as chances de o BC americano elevar juros em 50 pontos-base na reunião de março subiu de 9,2% ontem para 12,2% hoje. “Os rendimentos dos Treasuries continuam a subir já que aumentam os riscos de que o Fed terá que aumentar ainda mais as taxas em território restritivo”, diz o analista da Oanda Edward Moya.
Na sessão de hoje, ainda ocorreu um leilão do Tesouro americano, que ofertou US$ 15 bilhões em T-bonds de 20 anos e teve demanda acima da média.