O que este conteúdo fez por você?
- O Vanguard Group, um dos maiores gestores de fundos de investimentos do mundo, vai liquidar um de seus Mutual Funds (Fundos Mútuos), o Vanguard Alternative Strategies Fund (VASFX)
- É a primeira vez que gestora faz um movimento como esse desde 2020, quando a pandemia da covid-19
- A Vanguard informou ainda que optou por fundir outros dois ativos: o Vanguard Managed Allocation Fund (VPGDX)com o Vanguard LifeStrategy Moderate Growth Fund (VSMGX)
O Vanguard Group, um dos maiores gestores de fundos de investimentos do mundo, vai liquidar um de seus Mutual Funds (Fundos Mútuos), o Vanguard Alternative Strategies Fund (VASFX).
Leia também
A liquidação de um fundo acontece quando o patrimônio da carteira fica muito baixo, seja por desvalorização dos ativos ou pelo alto volume de resgates dos cotistas. Segundo a Bloomberg, é a primeira vez que gestora faz um movimento como esse desde 2020, quando a pandemia da covid-19.
A liquidação do VASFX deve acontecer no segundo trimestre de 2023, conforme comunicou a gestora na terça-feira (14). A Vanguard informou ainda que optou por fundir outros dois ativos: o Vanguard Managed Allocation Fund (VPGDX)com o Vanguard LifeStrategy Moderate Growth Fund (VSMGX).
Publicidade
O Mutual Fund, ou Fundo Mútuo em português, funciona como uma cestas de ações ou de títulos que são administrados em forma de fundos de investimento. O VASFX foi lançado em 2015 para “ajudar os investidores a diversificar para além das classes de ativos tradicionais e reduzir a volatilidade geral do portfólio”, disse a Vanguard, mas “não obteve ampla aceitação entre os investidores.”
A gestora informou que os cotistas do fundo estão sendo avisados da situação e terão a oportunidade de alocar o patrimônio em outro ativo da casa ou resgatar cotas antes da data de liquidação.