Últimas notícias

Treasuries: juros operam em baixa, com ata do Fed

O documento reforçou a percepção de que a autoridade deverá diminuir o ritmo de alta de juros

Treasuries: juros operam em baixa, com ata do Fed
Foto: Envato Elements

Os juros dos Treasuries operaram em baixa hoje, em uma sessão que teve como destaque a publicação da ata relativa à última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed). O documento trouxe poucas novidades e reforçou a percepção de que a autoridade deverá diminuir o ritmo de alta de juros, incluindo uma elevação das taxas em 50 pontos base (pb) em dezembro, após consecutivos aumentos de 75 pontos. O dia antecedeu o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, o que tende a reduzir o volume de negociações.

Ao final da tarde, o juro da T-note de 2 anos recuava a 4,475%, a T-note de 10 anos baixava a 3,697% e o T-bond de 30 anos tinha queda a 3,729%.

Para o Citi, o conteúdo da ata esteve muito próximo de das suas expectativas e do “que sabíamos das comunicações anteriores do Fed”. Uma “maioria substancial” apoiou uma desaceleração de curto prazo do ritmo de aumentos de juros – reafirmando as expectativas do mercado para um aumento de 50 pb em dezembro. “Vários” dirigentes acreditam agora que a taxa terminal será mais alta e “muitos” observaram uma inflação mais forte e persistente no setor de serviços.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Os mercados interpretaram as atas como dovish, presumivelmente devido ao foco na desaceleração, mas nós as lemos como neutras com quaisquer sugestões dovish equilibradas pelo potencial de as taxas de juros subirem. Continuamos esperando aumentos de 50 pb nas taxas em dezembro e fevereiro, seguidos por aumentos de 25 pb em março e maio, levando a uma faixa de taxa de política terminal de 5,25-5,50%”, avalia o Citi.

Para a movimentação dos rendimentos, o BMO Markets destaca o estabelecimento da meta de 50 pb em dezembro na condução da maior parte da resposta. “A partir daqui, não há mais nada digno de nota na agenda de hoje, ou no calendário desta semana, e prevemos que o feriado de amanhã será o tema unificador à medida que os volumes de negociação diminuem”, avalia.

As expectativas do mercado para um aumento de juros pelo Fed em dezembro permaneceram inalteradas após a divulgação da ata. De acordo com ferramenta do CME Group, o mercado estima 75,8% de chance de elevação de 0,50 ponto porcentual nos juros americanos no mês que vem, mesmo patamar registrado ontem. As aposta de alta de 0,75 ponto porcentual permaneceram em 24,2%.