(Reuters) – A Ultrapar (UGPA3) fechou acordo para vender 100% de sua empresa de químicos especiais Oxiteno para o grupo tailandês de produtos químicos Indorama Ventures por 1,3 bilhão de dólares, informaram as companhias nesta segunda-feira, 16.
Leia também
Com a operação, a Ultrapar conclui sua estratégia de revisão de portfólio de ativos, depois de vender também neste ano a unidade Extrafarma e sua participação de 50% na ConectCar. O grupo brasileiro ficou concentrado na rede de postos de combustíveis Ipiranga, na empresa de distribuição de gás GLP Ultragaz, e na empresa de armazenamento de granéis líquidos Ultracargo, de olho em entrar nos mercados de refino de petróleo e gás natural no país.
Por sua vez, a Indorama finca pela primeira vez presença nas Américas, garantindo unidades de produção da Oxiteno, que produz químicos usados por uma série de indústrias como de alimentos, agrícola e de higiene, no Brasil, México e Estados Unidos, ampliando sua atuação geográfica e seu portfólio de ativos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A venda foi acertada por um múltiplo equivalente a 10,8 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) anual médio da Oxiteno dos últimos cinco anos, informaram as companhias.