Com exceção de CSN que sustenta sinal positivo (+1,41%), as ações do setor de commodities metálicas na Bolsa brasileira operam no campo vermelho, na esteira de renovadas preocupações em torno da crise na economia chinesa. Vale (VALE3) puxa perdas (-1,10%) e figura entre maiores quedas do Ibovespa, que ainda assim se sustenta no azul, com +0,19%, aos 115.204 pontos.
Leia também
No continente asiático, todas as bolsas fecharam em queda, no dia em que a gigante do setor de construção Evergrande pediu falência nos Estados Unidos. A China anunciou novo pacote de estímulos, os preços do minério de ferro subiram, mas não é suficiente para animar o setor.
“A situação de Evergrande traz cautela para investidores. No final de semana o caso Evergrande poderá repercutir, assim como a situação do setor imobiliário chinês”, diz o economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti. Após acionar o Capítulo 15 do código de falências dos Estados Unidos, a incorporadora chinesa Evergrande esclareceu hoje que o processo representa um “procedimento normal” para reestruturação da dívida offshore e “não envolve um pedido de falência”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No setor metálico, Usiminas cai (-0,58%), assim como Gerdau Metalúrgica (-0,58%), Gerdau (-0,39%) e CSN Mineração (-0,25%).