As ações da Vale (VALE3) aprofundam o movimento de queda visto nesta quarta-feira (18), após a divulgação da prévia operacional da companhia. Às 12h30, os papéis da mineradora caíam 3,10%, valendo R$ 65,75.
Leia também
Na noite de terça-feira (17), a empresa divulgou em relatório que a produção de minério de ferro caiu 4% no terceiro trimestre, em relação a igual período de 2022, alcançando 86,24 milhões de toneladas.
Por outro lado, as vendas atingiram 69,7 milhões de toneladas, aumento de 6,6% ante igual período do ano passado e de 10% na comparação sequencial.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O desempenho ruim das ações também é impulsionado pela queda no preço dos contratos futuros do minério de ferro na Dalian Commodity Exchange. A commodity fechou o dia em queda de 0,4%, cotado a 861 yuans por tonelada, cerca de US$ 117,7.
Além do desempenho ruim do minério de ferro, os dados econômicos chineses divulgados também impactaram a visão do mercado sobre a Vale. O gigante asiático é um dos principais compradores da commodity.
O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 4,9% no terceiro trimestre, ante igual período de 2022. O resultado ficou acima das estimativas de crescimento de 4,3%, mas indica desaceleração em relação ao resultado do segundo trimestre, quando o PIB cresceu 6,3%.
Publicidade