

O Santander (SANB11) avalia que a atualização do guidance (projeções) da Vale (VALE3) durante o Vale Day 2024 realizado na última terça-feira (3) é “neutra” e está em linha com as expectativas. Do ponto de vista financeiro, para o banco, a empresa demonstrou compromisso com a alocação disciplinada de capital.
O Santander diz que o capex (capital expenditure, em inglês, que em suma significa investimento) da companhia para 2024 está projetado em U$ 6,1 bilhões, com U$ 1,7 bilhão alocados para investimentos de crescimento. A partir de 2025, espera-se que o investimento anual se estabilize em U$ 6,5 bilhões.
“Os investimentos em soluções de minério de ferro e metais de transição energética refletem uma abordagem equilibrada para apoiar as empresas existentes e, ao mesmo tempo, impulsionar o crescimento”, destacam os analistas Yuri Pereira e Giovana Laganke em relatório.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os profissionais também enfatizam que reparações relacionadas a Brumadinho e Mariana continuam prioritárias, com desembolso esperado de US$ 3,7 bilhões em 2025, reforçando ainda mais o foco da Vale na reconstrução da confiança dos stakeholders.
O banco reitera recomendação de compra para os papéis da companhia, com preço-alvo de R$ 90, o que representa um potencial de valorização de 53,92% sobre o último fechamento.