As ações da Vale (VALE3) fecharam em alta de 1,33% nesta sexta-feira (29), cotadas a R$67,59. A mineradora encerra o mês de setembro com um acumulado em crescimento de 3,86%.
Leia também
Com o feriado da China, chamado Golden Week, não houve negociação com contratos de minério de ferro em Dalian nesta sexta-feira, que fechou em alta de 0,89% na última sessão. Contudo, em Cingapura, o minério fechou em alta de 1,36%, a US$ 119,65 por tonelada.
No pregão do Ibovespa, a Vale sustentou o encerramento em alta do índice. Os impactos do início da semana, com a crise do mercado imobiliário chinês, deixaram de afetar os ativos da mineradora desde esta quinta-feira (28).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O apetite ao risco voltou aos mercados globais após um PCE (medida de inflação preferida do Federal Reserve, banco central americano) vir ligeiramente abaixo do esperado.
Além disso, na sessão de ontem (28), o ministro Alexandre Silveira comentou que a mineradora deve ter compromisso precípuo com sustentabilidade, mas, também, manufaturar parte de sua produção no Brasil. “As duas maiores empresas do Brasil [Petrobras e Vale] têm a obrigação de protagonizar a transição energética descarbonizando as suas próprias matrizes de produção no Brasil”, disse.