(Reuters) – As vendas no varejo brasileiro recuaram 17,1% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, descontada a inflação, mostrou o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), que acompanha mensalmente 1,5 milhão de varejistas credenciados à maior empresas de meio de pagamentos do país.
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Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve queda de 9,9%. Nos dois casos, a performance mostra nova piora em relação ao mês anterior, quando as vendas reais caíram 12,6% e as nominais recuaram 6,3%.
“A pandemia continua impactando o varejo. Depois da recuperação observada até outubro, já estamos no quarto mês seguido de queda, voltando ao patamar de agosto”, afirmou o chefe de Inteligência da Cielo, Pedro Lippi.
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Um dos poucos segmentos com variação positiva, segundo ele, foi o de Supermercados e Hipermercados, enquanto o de Serviços, em especial o setor de Turismo e Transporte, permanece com a maior queda, refletindo o impacto das medidas de restrição em todo o país.