Últimas notícias

Vendas no varejo do Brasil crescem pelo 5º mês, mas perdem força

(Reuters) – O setor varejista brasileiro seguiu em recuperação em setembro com aumento das vendas pelo quinto mês seguido, porém mostrando desaceleração, em um movimento de acomodação após forte recuperação das perdas provocadas pela pandemia de coronavírus.

As vendas do comércio varejista tiveram alta de 0,6% em setembro sobre o mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As vendas no varejo no Brasil foram alavancadas nos últimos meses pelo auxílio emergencial do governo, bem como pelo relaxamento das medidas de contenção à pandemia. Os juros em mínimas recordes também ajudam o movimento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entretanto, desde que retornou ao nível pré-pandemia de coronavírus em junho, o setor vem mostrando perda de força nas vendas –foram altas de 3,1% em agosto, 4,7% em julho, 8,7% em junho e 12,2% em maio. “O comércio tem sido cada vez menos impactado pela Covid-19 e a economia tem uma trajetória que começa a se assemelhar ao comportamento pré-pandemia”, disse o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.