Últimas notícias

Vendas no varejo no Brasil têm alta de 0,6% em julho, diz Boa Vista

O resultado veio alinhado às expectativas e ao aumento da confiança, sobretudo do comerciante

Vendas no varejo no Brasil têm alta de 0,6% em julho, diz Boa Vista
Foto: Pixabay

(Estadão Conteúdo) – O Indicador de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo Brasil, avançou 0,6% em julho na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados da Boa Vista. Na variação acumulada em 12 meses, a queda se manteve em 1,0% e, na comparação interanual, foi observado aumento de 4,3%.

O resultado veio alinhado às expectativas e ao aumento da confiança, sobretudo do comerciante. De acordo com a entidade, apesar de a confiança do consumidor também ter registrado alta, a variação se deveu a uma visão mais otimista para os próximos meses. A percepção atual é, aparentemente, de maior cautela. No ano, o indicador acelerou a alta de 1,8% para 2,2%, reflexo da manutenção no ritmo de recuperação do indicador, que pode se estender por mais alguns meses.

Na análise da Boa Vista, são diversos fatores sobre o varejo neste semestre. A perspectiva da entidade é que algumas demandas reprimidas devem voltar com força uma vez que o processo de vacinação avançou nos últimos dois meses e, por esse motivo, o varejo também deve sentir um pouco da concorrência com o setor de serviços. Além disso, como o cenário ao consumidor ainda não é um dos melhores, a população terá de optar entre varejo e serviços, já que ambos talvez não caibam em um orçamento já apertado pela inflação e maior comprometimento da renda.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em julho do ano passado, os efeitos mais severos do início da pandemia sobre o varejo já haviam ficado para trás. À época, a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou alta de 5,5% em relação a julho de 2019. Já nesse período, houve grande contribuição do primeiro programa de auxílio emergencial.