O programa Voa Brasil, criado pelo governo federal com o objetivo de promover maior inclusão social na aviação civil, vendeu até agora cerca de 10 mil passagens aéreas, de acordo com os dados mais recentes disponibilizados pelo Ministérios dos Portos e Aeroportos em 23 de setembro. Esse montante representa apenas 0,3% do total de 3 milhões de passagens disponibilizadas pela iniciativa desde a sua criação.
Leia também
A primeira etapa do programa, lançada oficialmente no final de julho, busca atender os aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A expectativa do governo é lançar a segunda etapa no primeiro semestre de 2025, quando também passarão a ser beneficiados os estudantes de instituições de ensino público.
As empresas participantes do Voa Brasil oferecem os bilhetes pelo valor limite de R$ 200 por trecho, excluindo a tarifa de embarque. Têm direito a essas passagens os aposentados pelo INSS que não tenham viajado de avião nos últimos doze meses. O programa dá direito a dois bilhetes aéreos por ano, que são pessoais e intrasferíveis.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para conferir as ofertas disponibilizadas pela iniciativa, os usuários devem acessar este site do governo federal e clicar no campo “Entrar com o gov.br”. Em seguida, é necessário realizar o login na conta Prata ou Ouro do Gov.br para sua autenticação e validação como beneficiário do programa.
Na página de busca, os interessados precisam informar a cidade de origem, a de destino e as datas da sua viagem. Se quiserem, também poderão comprar apenas um trecho clicando no botão “Somente ida”. Depois de selecionar as preferências, chega a hora de clicar em “Buscar”.
Na aba seguinte, os usuários devem escolher os voos desejados. Caso não haja opções disponíveis para a data selecionada, uma alternativa é tentar a busca por datas próximas no botão “Exibir voos com datas próximas”.
Após encontrar as passagens, o próximo passo é clicar em “Avançar” e prosseguir para a confirmação da reserva. Os cidadão precisam então revisar os seus voos e posteriormente preencher os dados pessoais. Na sequência, será mostrado novamente o resumo dos voos. Se estiver tudo certo, é só clicar em “Reservar” e em “Ir para o Pagamento”.
Nesse momento, os usuários serão redirecionados para o site da companhia aérea, onde deverão finalizar a compra mediante pagamento, em até uma hora. Depois de concluir o procedimento, será possível acompanhar as informações sobre a viagem diretamente com a companhia aérea utilizando o código localizador, que estará disponível no campo “Minhas Viagens”, no portal do Voa Brasil.
Publicidade
Vale destacar que as opções de pagamento são definidas por cada empresa aérea. Quaisquer questões relativas ao pagamento de passagens, tais como parcelamento, falhas no pagamento, pedidos de reembolso, entre outros, devem ser tratadas exclusivamente com a companhia emissora das passagens.
Como economizar e comprar passagens por R$ 200?
Caso você não se enquadre nas condições que garantem acesso ao programa Voa Brasil, existem outras formas de economizar ao comprar passagens aéreas, conforme explicamos nesta reportagem. A dica primordial é sempre pesquisar com antecedência e não considerar apenas os gastos com bilhetes, mas também aqueles que envolvem acomodações, transporte, atividades turísticas e alimentação.
Deixar o planejamento para a última hora pode resultar em preços mais altos ou dificuldades para encontrar opções com bom custo-benefício. Na hora de realizar as buscas por passagens, também vale contar com aplicativos de monitoramento de preços, como Sky Scanner, Kayak e Google Flights. Essas plataformas verificam a disponibilidade de horários e os valores cobrados pelas companhias aéreas para o trecho desejado.
Os sites citados também oferecem a opção de configurar alertas, que notificarão os usuários quando as tarifas diminuírem, facilitando a busca. Outro benefício de utilizar as ferramentas é verificar em quais horários e dias os trechos pesquisados estão mais baratos, o que facilita na hora de remarcar a data da viagem.
Para economizar nas passagens, o cartões de crédito também pode ser um aliado, principalmente se ele for de uma bandeira ou instituição financeira que ofereça programas de milhas para os gastos realizados. Assim, enquanto paga as despesas cotidianas, o consumidor consegue acumular pontos que podem ser posteriormente convertidos em milhas aéreas.
No entanto, antes de aderir a um programa de pontos de cartão de crédito, é fundamental examinar atentamente os termos do contrato e estar ciente dos prazos, condições de uso e possibilidades de transferência. Empresas como Esfera e Livelo também concedem pontos e bonificações por compras realizadas em estabelecimentos parceiros, o que facilita na hora de acumular as milhas.
Publicidade
Depois de juntar os pontos, o consumidor deve estar atento ao prazo de validade dos créditos acumulados. Mesmo que a quantidade seja mínima, é recomendável transferi-los para o programa de milhagem da companhia aérea antes de expirarem, a fim de evitar perdas e conseguir economizar na compra de passagens aéreas.