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Quais são as expectativas para a Natura (NTCO3) em 2024? Veja a análise da XP

A corretora se reuniu com o CEO da companhia para a América Latina e com a equipe de Relações com Investidores

Quais são as expectativas para a Natura (NTCO3) em 2024? Veja a análise da XP
(Foto: Natura/Divulgação)

A XP realizou reuniões com o CEO da Natura&Co (NTCO3) para a América Latina, João Paulo Ferreira, e com a equipe de Relações com Investidores da companhia, que indicaram que apesar de “alguns ruídos no quarto trimestre”, há tendências sólidas para a Natura à frente. Como destaques, a corretora menciona que o lançamento da Onda 2 (processo de integração entre as marcas Natura e Avon na América Latina) está no caminho certo e dentro do previsto; a integração logística no Brasil ocorrerá no segundo trimestre de 2024 e o lançamento do Chile já está acontecendo; e os investidores na companhia estão a todo vapor.

O lançamento da Onda 2 está dentro do previsto, com desafios operacionais sendo ajustados e a fase final no Brasil (integração logística/de pedidos) deve ser concluída em maio, uma vez que ainda estão trabalhando na integração dos centros de distribuição do Sudeste a fim de evitar qualquer problema com o Dia das Mães. Em relação ao plano da Onda 2 da América Latina, o lançamento no Chile foi feito este mês, sendo o México o próximo da fila, embora primeiro seja preciso ajustar o modelo de negócios do país.

A XP diz que o quarto trimestre de 2023 da Natura deve ter sido um pouco “nebuloso” dados os desafios operacionais referentes à Onda 2 (como problema de logística, ajuste na base de gerentes das consultoras, e falta de produtos) e a desvalorização cambial da Argentina, mas o período foi beneficiado pela melhoria da produtividade e das métricas de rentabilidade, além de forte sazonalidade do trimestre e bases comparativas fáceis.

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Quanto à 2024, a casa espera continuar vendo alguns efeitos não recorrentes à medida que a implementação da Onda 2 continua, porém com uma dinâmica positiva de produtividade das consultoras e rentabilidade. Assim, a XP reitera recomendação de compra para Natura.

Além disso, os investimentos na Natura estão acelerando em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Marketing, com um sólido pipeline de produtos e um time to market mais ágil, destacam os analistas Danniela Eiger, e Gustavo Senday. Contudo, os investimentos em Marketing na Avon ainda estão sendo contidos, uma vez que a empresa está trabalhando no reposicionamento da marca para então acelerar os investimentos, eles dizem.

A alocação de capital no longo prazo também está sendo avaliada, “com alternativas (na nossa opinião, como o pagamento de dividendos) para levar a sua atual posição de caixa líquido a um nível ideal (de cerca de 1,5 vez a Dívida Líquida/Ebitda, que é o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) entre os tópicos debatidos”, complementa a XP.