Últimas notícias

XP: com surpresa no varejo, tracker de PIB do 1º tri sobe para 0,5%

O IBGE apurou expansão de 1,1% das vendas do varejo restrito e de 2,0% das vendas do varejo ampliado

Foto: Pixabay
  • "Na nossa avaliação, trata-se de um impulso de curto prazo ao consumo, mais do que uma melhora de longo prazo", diz o economista.

O desempenho do varejo em fevereiro surpreendeu positivamente e sugere uma atividade econômica mais forte no mês, afirma o economista da XP Investimentos Rodolfo Margato. Após os resultados do setor divulgados hoje, o tracker de Produto Interno Bruto (PIB) da corretora passou a indicar um crescimento de 0,5% da atividade no primeiro trimestre, de 0,3% antes.

O IBGE apurou expansão de 1,1% das vendas do varejo restrito e de 2,0% das vendas do varejo ampliado, ambos acima das medianas da pesquisa Projeções Broadcast, de 0,2% e 1,1%, respectivamente. Para Margato, os resultados refletem uma melhora do quadro sanitário do País, após o pico das infecções pela variante Ômicron em janeiro, combinado com impulsos do Auxílio Brasil e com o aumento do emprego no mês.

“Na nossa avaliação, trata-se de um impulso de curto prazo ao consumo, mais do que uma melhora de longo prazo”, diz o economista. “Tem alguns fatores que ainda dão sustentação ao consumo, mesmo considerando algumas travas como a inflação elevada, salários reais deprimidos e o aperto de condições monetárias, que deve impactar mais a demanda no segundo semestre.”

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Diante da volatilidade de segmentos do varejo como combustíveis e lubrificantes, Margato alerta que deve haver um cuidado para não extrapolar o resultado do setor em fevereiro para o restante do ano. As estimativas preliminares da XP sugerem um novo crescimento das vendas do varejo ampliado em março, de 0,6%.