Vídeos

Abertura de Mercado: alívio técnico e de notícias impulsiona mercados; confira

Confira os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa

A semana começa com os mercados internacionais avançando, após as recentes perdas da semana passada, com as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York exibindo ganhos ao redor de 0,50%. Contudo, a agenda de indicadores é esvaziada na sessão, o que pode reduzir a liquidez e não dar a dimensão exata da força dessa recuperação, por enquanto, mas que ganhará força à frente – lembrando que os diretores do Federal Reserve (Fed, banco central americano) estão em período de silêncio antes da reunião de política monetária na semana que vem, limitando-os de emitir comentários públicos.

Fora do mundo das bolsas, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) avançam, depois de um ajuste técnico na sexta-feira (19), o dólar opera perto da estabilidade, os contratos futuros do petróleo operam em baixa, em meio a um consenso de que Irã e Israel não estão interessados em escalar o conflito no Oriente Médio, enquanto os preços futuros do minério de ferro fecharam em leve queda de 0,06% em Dalian, na China, a US$ 119,68 por tonelada.

A alta nos mercados internacionais pode estimular a procura por risco em nosso mercado e deve impulsionar o Ibovespa – ao menos na abertura. Ainda assim, um desconforto com o ambiente fiscal continuará limitando um ganho mais sustentado do nosso mercado no curto prazo. Neste sentido, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antecipou sua volta ao Brasil dos Estados Unidos para tentar pessoalmente negociar com o Congresso e evitar uma despesa extra de R$ 70 bilhões neste ano.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 22/04:

Brasil: Nesta segunda-feira (22), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, palestra em evento online (11h15), enquanto o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança programa Acredita, que visa reestruturar parte do mercado de crédito com medidas voltadas a micro, pequenas e médias empresas (10h). Na sexta-feira (27), sairá o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de abril (9h).

EUA: Nesta segunda, o Fed de Chicago divulga o índice de atividade nacional de março (9h30). Amanhã, sairão os Índices de Gerentes de Compras (PMI), seguidos da primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre e do Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) de março, na sexta-feira.

Europa: A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa de evento (12h30).

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Publicidade