Vídeos

Abertura de Mercado: Bolsa pode respirar, mas fiscal ainda inspira cautela

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa

O clima ainda é positivo no exterior nesta manhã de quarta-feira (24), apesar da ausência de maiores direcionadores vindos do campo econômico. As principais bolsas da Europa estão em alta, assim como os índices futuros de Nova York, impulsionados principalmente por ações do setor de tecnologia.

De fato, o desempenho do Nasdaq supera a alta do S&P 500 neste início de sessão. Alguns gigantes do setor justificam esse maior entusiasmo, como a ASM International, fabricante de máquinas para confecção de chips, que anunciou pedidos acima das expectativas, a Tesla (TSLA34) que acelera o lançamento de carros elétricos mais baratos e a previsão de receita mais alta para a Nvidia (NVDC34). Ainda hoje, a Meta Platforms, do Facebook e Instagram, divulga seus resultados e pode dar mais fôlego para esse movimento.

Fora do mundo das bolsas, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) e o dólar têm altas leves, enquanto os contratos futuros do petróleo recuam, depois de subirem na terça-feira (23) diante da redução dos estoques americanos e do progresso em direção a novas sanções contra o Irã.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os preços futuros do minério de ferro disparam cerca de 5% em Singapura, ao maior nível em sete semanas, já que a Fortescue, quarto maior produtor da commodity, disse que os embarques para o ano inteiro provavelmente ficarão no limite inferior da sinalização da empresa, depois que interrupções afetaram o fornecimento nas minas da Austrália Ocidental, sinalizando um ambiente de oferta mais restrita.

Esse viés positivo vindo lá de fora deveria estimular alguma recuperação dos ativos locais, mas, à exemplo dessa terça-feira, as indefinições relacionadas à trajetória da dívida pública devem continuar limitando uma recuperação sustentada dos preços, ao menos no curto prazo.

Neste sentido, o Governo deve enviar hoje ao Congresso projetos de lei que complementam a Reforma Tributária, e o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), espera concluir a regulamentação da reforma ainda no primeiro semestre.

Agenda econômica 24/04:

Brasil: A FGV divulgou, logo cedo (8h), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) da terceira quadrissemana do mês e a confiança do consumidor de abril. Entre os eventos previstos para o dia, o diretor do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, palestra no Upload Summit 2024, em São Paulo (10h).

Publicidade

Europa: Quatro dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) participam de eventos públicos nesta quarta-feira.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.