A última sessão do mês começa com os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) renovando máximas, antes da divulgação do índice de preço sobre consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) de janeiro.
Leia também
Os índices de Nova York operam no vermelho, enquanto as bolsas europeias sobem, apesar da cautela que paira sobre a região. O movimento se dá após a divulgação da inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) e ao produtor (PPI, na sigla em inglês) estadunidense em janeiro.
Os indicadores vieram acima das expectativas e corroboram a sinalização do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense) de não acelerar o processo de redução dos juros no país. Dados de mercado apontam para 59,1% de chances de os cortes começarem em junho.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O dólar cai ante outras moedas, os contratos futuros do petróleo ampliam as perdas, enquanto os preços futuros do minério de ferro fecharam em baixa de 0,17%, em Dalian, na China. Tal cenário não é inspirador para ativos domésticos, dada a fraqueza das principais commodities.
A notícia de que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), informou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve encaminhar até o fim de março as propostas de regulamentação da Reforma Tributária ficam no radar de investidores.
Assim como o fato de o projeto de reoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia ter sido registrado no sistema da Câmara dos Deputados.
Agenda econômica
Brasil: As atenções se voltam para a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) Contínua, com a taxa de desemprego no trimestre móvel encerrado em janeiro (9h00).
Para o indicador, a mediana do mercado indica crescimento da taxa de desemprego a 7,8%, ante 7,4% no fim de 2023, uma vez que a sazonalidade do início do ano, com o efeito das demissões de trabalhadores temporários, deve puxar a alta do desemprego.
Publicidade
Entre os eventos, o Tesouro faz leilão de títulos públicos prefixados (11h00).
EUA: Destaque para a divulgação do PCE, acompanhado dos gastos com consumo e da renda pessoal (10h30), além dos pedidos de auxílio-desemprego (10h30), do PMI de Chicago (11h45), das vendas pendentes de imóveis (12h00) e discursos de dirigentes do Fed: Raphael Bostic, de Atlanta (12h50), Austan Goolsbee, de Chicago (13h00) e Loretta Mester, de Cleveland (15h15).
Europa: Mais cedo, as vendas no varejo da Alemanha caíram 0,4% em janeiro ante dezembro, frustrando a expectativa de avanço de 0,5%. Ainda hoje, sai o CPI da Alemanha de fevereiro (10h00) e a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa de reunião do G20 em São Paulo.