O clima é positivo nos mercados internacionais, mesmo antes dos pronunciamentos de Jerome Powell e outros dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense), além de indicadores de atividade do país.
Leia também
Nos Estados Unidos, durante o discurso de comemoração pelas vitórias nas primárias republicanas na chamada “super-terça”, o ex-presidente Donald Trump fez críticas ao governo de Joe Biden, reafirmando propostas ligadas à economia doméstica.
As bolsas operam em leve alta na Europa. Essa deve ser a mesma trajetória para os mercados em Nova York, segundo o desempenho dos índices futuros agora cedo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O dólar perde força ante outras moedas fortes, os contratos futuros do petróleo operam em alta modesta, ensaiando alguma recuperação após dois dias seguidos de perdas, enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 0,71% na madrugada em Singapura.
No Brasil os ativos tendem a reagir positivamente à valorização vista no exterior. O EWZ, maior ETF do Brasil negociado em Nova York, subia no pré-mercado. A alta, no entanto, pode ser mais contida em função das incertezas relacionadas à taxa de juros Selic terminal.
Na política, o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reiterou que haverá uma reunião com integrantes da Comissão Mista de Orçamento amanhã para discutir vetos do governo à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Agenda econômica
Brasil: Estão previstos a nota do setor externo de janeiro, com conta corrente e Investimento Direto no País (8h30), dados da produção industrial de janeiro (9h) e da balança comercial de fevereiro (15h). Para o dado da indústria, a expectativa é de queda de 1,6%, após alta de 1,1% em dezembro e cinco meses seguidos de crescimento.
EUA: Destaque para apresentação pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, do Relatório Semestral de Política Monetária ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara (12h).
Publicidade
Além disso, o Fed divulga o Livro Bege (16h) e outros dois dirigentes discursam: Mary Daly, de São Francisco (14h) e Neel Kashkari, de Minneapolis (18h15).
Entre os indicadores, será publicado o relatório ADP, de criação de empregos no setor privado (10h15), o relatório Jolts de abertura de vagas (12h), os estoques no atacado (12h) e os estoques de petróleo pelo Departamento de Energia (12h30).
Europa: O Ministro de Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, apresenta orçamento de primavera ao Parlamento (9h30).
Mais cedo, as vendas no varejo da zona do euro subiram 0,1% em janeiro ante dezembro, segundo dados publicados pela agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE), a Eurostat, veio em linha com a expectativa.
Publicidade
Na comparação anual, as vendas do setor varejista do bloco sofreram contração de 1% em janeiro, enquanto o consenso era de queda de 0,8%. A Eurostat também revisou as vendas de dezembro, para recuo mensal de 0,6% e declínio anual de 0,5%
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.