O apetite por ativos de risco volta a prevalecer em escala global após o feriado nos EUA e início do segundo mandato de Donald Trump, devido a ordens executivas mais moderadas do que o esperado. Nos mercados, os índices futuros de Nova York e principais bolsas da Europa operam no campo positivo, enquanto os títulos de renda fixa americanos (Treasuries) recuam. Por outro lado, o dólar se valoriza em escala global. Entre as commodities, o contrato futuro mais negociado do petróleo em Dalian subiu 0,56% nesta madrugada, cotado a US$ 110,17, já o petróleo segue operando com viés negativo nesta manhã, em meio a preocupações com a oferta global e políticas de Trump, que devem aumentar a produção nos EUA, mas impor sanções a outros países.
No Brasil, o Ibovespa tende novamente a se aproveitar do ambiente externo, conforme indica o EWZ, principal fundo de índice brasileiro negociado em Nova York, que avançava 1,23% no pré-mercado perto das 7 horas. A percepção de que a imposição das tarifas de Trump pode ser gradual, e a falta de sinais de que o Brasil esteja na mira neste momento abre espaço para novo alívio nos prêmios de risco –além do próprio arrefecimento observado nos Treasuries.
Agenda econômica
Brasil
O Tesouro realiza leilão de títulos pós-fixados, com venda de NTN-B e de LFT, às 11h. O Banco Central inicia a rolagem de swap cambial de março, com leilão de até 15 mil contratos (US$ 750 milhões), às 11h30. O presidente Lula reúne-se com ministro às 10 horas para tratar sobre a presidência da COP-30 e tem encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, às 15 horas. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa de reunião, por videoconferência, com o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, às 17h.
Exterior
OFórum Econômico Mundial, em Davos, concentra atenções, além de balanços da 3M, antes da abertura das bolsas em Nova York, e da Netflix e United Airlines, após o fechamento. No Reino Unido, a ministra das Finanças, Rachel Reeves, participa de audiência no Parlamento, às 8h30.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos